Mudando o foco do botão salvar com ENTER

Fórum para discussão de temas diversos sobre o Father.

Moderador: Leandro Esteves

Regras do fórum
=============

Antes de postar sua dúvida, por favor leia as regras de utilização do fórum.
Alcides J Fernandes

Mudando o foco do botão salvar com ENTER

Mensagem por Alcides J Fernandes » 15 Fev 2016, 21:55

Ola colegas, sou novo com o father, e tenho algumas duvidas embora talvez simples pra mim ainda são complicadas.

Na ordem do TAB de qualquer formulario, quando o foco chega na ultima ordem, (botão salvar), salva e para ali, para o usuario mudar ele tem que tecla para o TAB,
(focar no botal incluir) para poder adicionar um novo registro, alguém sabe me dizer se este Tab, pode ser trocado por um Enter.
Desde ja grato a todos que puderem colaborar.
Agradeço desde já a atenção e ajuda de todos que submeteram a perder um tempinho e comentar no tópico.
Não importa com quem você fala, trate a todos da mesma forma, afinal ninguém é melhor que ninguém e ter humildade é uma grandeza mais que infinita.

flavio.macedo

Re: Mudando o foco do botão salvar com ENTER

Mensagem por flavio.macedo » 16 Fev 2016, 15:33

Você pode colocar o botão gravar e incluir no Form e colocar a sequencia do Tab nestes botões.
Exemplo: Suponhamos que o último campo tenha a sequência do Tab=17. Coloque 18 no GRAVAR e 19 no INCLUIR.
Ao dar Enter no último campo o foco vai para o gravar e depois de outro Enter vai para o incluir.
Arq. Flavio Macedo de Andrade
Belém - PA

Alcides J Fernandes

Mensagem por Alcides J Fernandes » 17 Fev 2016, 14:07

Obrigado Flavio, pela atenção,

Mas é exatamente isto que faço em todos meu forms, porém quando chega o foco no campo SALVAR, após salvo que o botão fica desabilitado, ele perde a sequencia do TAB, através da tecla ENTER, para ir para o proximo botão INCLUIR, o usuario terá que teclar o TAB ou Alt+I, mas minha duvida e se teria uma forma de usar somente o enter, pois conheçoes sistemas que são assim, tudo no enter, é mais pratico e rápido.
Agradeço desde já a atenção e ajuda de todos que submeteram a perder um tempinho e comentar no tópico.
Não importa com quem você fala, trate a todos da mesma forma, afinal ninguém é melhor que ninguém e ter humildade é uma grandeza mais que infinita.

Luis.Oliveira

Mensagem por Luis.Oliveira » 17 Fev 2016, 15:01

Alcides,

O que você pode fazer é colocar uma função de incluir logo após o click do botão salvar (Salva + Incluir registro), em um sistema meu coloquei uma opção no arquivo de parâmetros da seguinte forma: Botão Salvar = Simples ou Misto (Simples = Apenas Salvar / Misto = Salvar e Incluir) com isso tenho em cada form 2 botões de Salva,r cada um com as funções distintas.

Para seu caso é apenas um paliativo para o que você quer, mas pode ajudar.

Abraços.

Alcides J Fernandes

Mensagem por Alcides J Fernandes » 17 Fev 2016, 18:56

Luiz, me caro, obrigado, pela atenção, resolvido, fiz o teste aqui deu certinho... Muito obrigado, Flavio, e claro a voce Luiz.. um abraço, add eu no seu skipe ai pra gente colocar o assunto em dia. ajfsistemas@hotmail.com

Tópico encerrado!

Jose Carlos Buosi

Mensagem por Jose Carlos Buosi » 17 Fev 2016, 19:09

Ola Alcides !

Se você tiver os botões de Incluir e Gravar em seu formulário faça assim:

No botão incluir: Em ferramentas(F4) coloque em Nome do Controle: B_inclui.

No Botão Gravar: Em ferramentas(f4) na ação do botão escreva: {gravar}:B_inclui.SetFocus.

Desta forma toda vez que você acionar o botão para gravar/salvar o registro imediatamente ele irá para o botão Incluir, sem necessidade de utilizar
TAB. Apenas o Enter.

Abraços Fraternais
José Carlos Buosi

Alcides J Fernandes

Mensagem por Alcides J Fernandes » 31 Ago 2017, 17:02

Jose Carlos Buosi, agradeço, desculpe a demora na resposta, estou usando sua sugestão, Obrigado! :)

Responder