Quer colocar a opção PDF nos relatórios do G-reports?

Moderador: Leandro Esteves

Regras do fórum
=============

Antes de postar sua dúvida, por favor leia as regras de utilização do fórum.
eduardo.dutra
Contato:

Quer colocar a opção PDF nos relatórios do G-reports?

Mensagem por eduardo.dutra » 08 Dez 2015, 00:20

Olá Pessoal, quer colocar a opção PDF nos seus relatórios do G-reports?
Sim, já é possível e de graça!
Assim como muitos colegas aqui do Forum, passei anos procurando uma rotina, função, biblioteca ou qualquer coisa que fizesse com que meu aplicativo gerasse um PDF. Sem sucesso.
Minha única alternativa foi utilizar ferramentas de terceiros para a tarefa. E tenho feito isso desde que a Roberta nos apresentou o TaskReports – há muitos anos atrás.
Porém, finalmente achei uma solução: consegui fazer com que meu aplicativo gerasse o tão desejado PDF. O que é mais importante: sem ter que modificar os relatórios feitos com o G-reports e sem ter que instalar impressoras pdf (Pdf Creator, Bio PDF etc...).
A maneira que encontrei foi gerar os .jpgs e em seguida gerar o PDF, a partir dessas imagens. A ideia veio dos boletos do Bradesco – lá o sistema gera um BMP e depois um PDF com esse BMP dentro. Fiz a mesma coisa: na tela do relatório eu gero as imagens das páginas e crio um único PDF anexando esses jpgs, depois excluo os jpgs temporários. O código original que modifiquei foi postado no antigo vb6.com e é público, você pode usar nos seus aplicativos.
Muita gente me passou e-mail querendo pagar pela solução, mas como não vivo disso, decidi não vender. O espírito natalino chegou mais cedo e resolvi compartilhar a solução com vocês. Tomara que seja um ponta pé inicial para que a SSI faça uma rotina para PDF nativa no Father.
Abaixo está um link com o exemplo e os arquivos necessários. Como é vb puro, funcionará com o 2007 e até com o 2003.
Um abraço!
Eduardo Dutra
eduardo@sicw.com.br

Link para o projeto:
http://sicw.com.br/sicpdf.rar

Se quiser testar o exemplo o login é SUPERVISOR senha PRO1

- Após executar o Exemplo, clique em "Exemplo de Relatório PDF" no menu
- Escolha a opção "Arquivo"
- No formato do arquivo escolha "PDF"
Eduardo Dutra - eduardo@visualpvc.com.br

Responder