IR PARA O REGISTRO PELA JANELA DE CONSULTA, QUEM SABE?

Fórum para discussão de temas diversos sobre o Father.

Moderador: Leandro Esteves

Regras do fórum
=============

Antes de postar sua dúvida, por favor leia as regras de utilização do fórum.
Gonzaga

IR PARA O REGISTRO PELA JANELA DE CONSULTA, QUEM SABE?

Mensagem por Gonzaga » 09 Dez 2015, 21:32

Gostaria de saber se algum colega sabe como, a partir de uma janela de consulta, dando um clique na linha, ir para a janela de cadastro.
Exemplo, montei uma janela com um grid (consulta). É uma listagem com nomes, faço uma pesquisa em determinado nome digitando na linha amarela do cabeçalho. Fica um nome, dou um clique e abre a janela do cadastro.
Acho que vi isso antes, mas não sei onde.
Estou apelando aos colegas porque estou sem HelpDesk, só vou poder voltar novamente daqui ha 3 meses.
Obrigado.
Gonzaga

EkklesiaSoft
Contato:

Re: IR PARA O REGISTRO PELA JANELA DE CONSULTA, QUEM SABE?

Mensagem por EkklesiaSoft » 09 Dez 2015, 22:53

Oi Gonzaga,
Gonzaga escreveu:Gostaria de saber se algum colega sabe como, a partir de uma janela de consulta, dando um clique na linha, ir para a janela de cadastro.
Exemplo, montei uma janela com um grid (consulta). É uma listagem com nomes, faço uma pesquisa em determinado nome digitando na linha amarela do cabeçalho. Fica um nome, dou um clique e abre a janela do cadastro.
Acho que vi isso antes, mas não sei onde.
Estou apelando aos colegas porque estou sem HelpDesk, só vou poder voltar novamente daqui ha 3 meses.
Obrigado.
Gonzaga
Tente o seguinte:

- Crie um formulário de dados, use uma tabela do tipo Parâmetros, e marque a opção "Não vincular a dados";
- Adicione um grid como filho desse formulário e escolha a tabela de Clientes por exemplo, na aba Opções marque a opção "Sem vínculo com o pai";
- Monte sua tela, pode posicionar somente o grid da tabela de Clientes com os campos desejados;
- No campo desejado crie a ação no duplo clique para que abra o formulário de cadastro de Clientes e escolha o filtro desejado;

Espero que eu tenha lhe passado de uma maneira que compreenda, caso não consiga me chame no Skype que lhe ajudo.
---

Att,

EkklesiaSoft - Desenvolvimento de Sistemas
email: ekklesiasoft@gmail.com

Gonzaga

Mensagem por Gonzaga » 10 Dez 2015, 12:53

Ola EkklesiaSoft agradeço sua atenção.
Do jeito que você descreveu, eu já tinha feito e não atendeu a necessidade.
Teria que ser feito na janela de consulta por causa do recurso de procurar na barra amarela do grid.
Dessa forma posso procurar por exemplo LUIZ, LUIZ GONZAGA, LUIZ GONZAGA DE ANDRADE ou mesmo %ANDRADE ou %GONZAGA ou mesmo %LUIZ %ANDRADE ou ainda fazer a digitação em qualquer outro campo, campo data por exemplo. É um belo recurso, pois meu banco de dados tem hoje quase 10.000 registros e vai crescer muito mais.
Imagino que para atingir esse objetivo, tenha que fazer uma codificação manual para quando o cursor estiver em cima da linha desejada, capturar a chave e abrir o formulário de cadastro. Como não dá para fazer o duplo clique, talvez uma tecla de atalho resolva. Não sei se dá para fazer isso.
Estou tentando uma saída, se você se dispuser, agradeço imensamente.
Gonzaga

renner

Mensagem por renner » 10 Dez 2015, 23:03

Gonzaga, isso é simples vou te explicar.

Abra o seu projeto no father e va no seu menu exibir , dentro dele tem o modulo chamado grade, va nas definições desse modulo e defina uma tecla de atalho, tipo por exemplo o F12 ou outra tecla de seu interesse. Feito isto gere, compile e execute seu projeto. Va no modulo que vc visualiza em grade procure pelo registro desejado e quando encontra-lo aperte a tecla F12, dessa forma o seu sistema ira retorna para o modo de formulario em cima do registro desejado, se vc apertar o F12 novamente ele torna a exibir a grade novamente ok!
É isso! até mais!

andremartini
Contato:

Mensagem por andremartini » 11 Dez 2015, 09:09

o modo GRADE das janelas de dados faz filtro não pesquisa, eu não gosto muito disso porque pode acontecer situações de registro não encontrado por causa do filtro.

O que o Gonzaga está querendo é no formulário frmBrowse, daí acredito que não tem como pois é uma janela padrão do GAS. O mais perto disso é na opção LISTA PESQUISA com modo de abertura JANELA. Eu uso este recurso, só que ele tem um probleminha, se você usar este recurso para diferentes tabelas do banco dados o GAS não vai respeitar aos ajustes das colunas, pois grava no INI no mesmo registro [NOME ESTACAO - frmBrowse - 0]

Sergio Wursba

Mensagem por Sergio Wursba » 11 Dez 2015, 11:02

Olá, bom dia...

Estive lendo os comentários acima e gostaria de comentar o seguinte:
Tem jeito sim de fazer o que nosso colega deseja.. abrir uma tela de consulta, com a barra de filtro ativa e ainda, após filtrar ou não a tabela, clicar numa linha e abrir a tela daquele registro. Eu tenho esse processo em meus projetos e funciona perfeitamente. Para eu explicar aqui todo o processo, talvez não seja o conveniente então vou providenciar um projeto de exemplo e disponibilizarei a todos.

Abraços

Sérgio

Gonzaga

Mensagem por Gonzaga » 11 Dez 2015, 19:54

RENNER
O que o Renner descreveu funciona, também uso isso, mas o que procuro fazer é ao clicar em um ícone e abrir a CONSULTA previamente definida, ou seja com alguns campos e não todos os campos da tabela, fora que posso montar a consulta na ordem desejada e na sequencia de colunas desejada. Com essa janela posso filtrar da maneira que quizer. Com o cursor em cima da linha, através de uma tecla de atalho ou dois cliques (não sei como...) abrir a janela de cadastro.
Esse grid que você fala é o nativo do Father, ele não tem aquela barra amarela no cabeçalho onde você pode digitar. É por aí que podemos filtrar.

SERGIO WURSBA
Sergio, pelo que li você conseguiu fazer isso.
Se puder disponibilizar um projeto exemplo, seria ótimo.

Em anexo, tem uma imagem da janela de consulta.

Agradeço a atenção dos colegas.
Gonzaga
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

eduardo.dutra
Contato:

Mensagem por eduardo.dutra » 14 Dez 2015, 21:24

Gonzaga, digamos que o form que vc quer abrir é o frmFRM00644, um form com a tabela de Orçamentos e o índice é "Orc_numero"
Faça assim:
- Crie um novo form de dados, da sua tabela de Orçamentos (ou pode usar também uma tabela de Parametros)
- Inclua um Grid com a sua tabela (marque a opção sem ligação com o pai).
- Posicione o Grid na tela do form e crie um botão.
- Na ação do botão, clique duas vezes e inclua a function:

Load frmFRM00644
frmFRM00644.vgPriVez = False
'***** Se você quiser filtrar somente aquele Orçamento onde o cursor está:
frmFRM00644.vgFiltroInicial = "ORC_NUMERO = " & Orcamento!Orc_numero & ""
EncheLstIndices frmFRM00644
InicializaFiltro frmFRM00644
'***** Se você quiser posicionar no Orçamento mas sem filtrar:
frmFrm00644.vgTb.SeekRecord "Orc_numero", "=", Orcamento
frmFRM00644.Reposition
mdiPRO1.MFRM00644

'***** Você deve usar apenas uma das opções (ou filtra ou mostra todos os registros)

O exemplo acima é utilizando a própria tabela de Orçamentos, mas se quiser usar uma tabela de Parametros, substitua:

Orcamento!Orc_numero por Grid(0).ColumnValue(-1, 1) ---> Se o número do Orçamento estiver na coluna 1.
Eduardo Dutra - eduardo@visualpvc.com.br

Gonzaga

Mensagem por Gonzaga » 15 Dez 2015, 12:10

eduardo.dutra

A principal diferença entre o que você descreveu e a minha necessidade é justamente o grid. Na sua explicação é um grid normal e na minha necessidade é um grid de consulta.
Vou explicar:
O aplicativo é para o cemitério local. Aqui chegam pessoas para visitar as sepulturas. Elas vem até o escritório perguntar onde fica tal sepultura. A janela de consulta permite fazer pesquisa das mais variadas formas, pelo nome, pedaço do nome, podemos usar o operador (%), então fica muito fácil a procura. A digitação da pesquisa é feita no próprio grid, no cabeçalho. Sei que você sabe disso, mas estou só confirmando minha necessidade.
O problemas está justamente na necessidade de ir até a janela de cadastro com um clique em cima da linha do grid. Hoje, o usuário faz essa pesquisa, anota o número do registro, abre a janela de cadastro, digita o número para ter acesso ao resto das informações.
Como esse grid de consulta não tem o F4, é montado por uma SQL, fica difícil (eu acho) fazer alguma coisa que não seja por código manual.
Estou pesquisando, tentando, falando com outros colegas que usam Father para achar uma saída.
Agradeço sua colaboração.
Gonzaga

Sergio Wursba

Mensagem por Sergio Wursba » 15 Dez 2015, 19:32

Olá, boa noite...

Conforme prometi, segue exemplo de uso de Consulta com opção para filtro e com um clic no nome cadastrado abre o cadastro completo. Basta descompactar, gerar os fontes e testar.

Usuário = SUPERVISOR
Senha = PRO1

Espero que ajude.

Abraços

Sérgio
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder