Reaproveitamento de Consultas - < RESOLVIDO >

Fórum para discussão de temas diversos sobre o Father.

Moderador: Leandro Esteves

Regras do fórum
=============

Antes de postar sua dúvida, por favor leia as regras de utilização do fórum.
Luiz Alfredo

Reaproveitamento de Consultas - < RESOLVIDO >

Mensagem por Luiz Alfredo » 27 Jun 2014, 16:10

Seguem as Solicitações Enviadas e Repostas sobre o Reaproveitamento de Consultas, que se perderam com a Nova Estrutura em Árvore do Construtor de Consultas:

=================== Carta à SSI ========================

Prezados Senhores,

Estou enviando este email, porque o Ricardo pediu para não editar mais os Tickets do Helpdesk porque senão saem da ordem em que foram colocados, e estamos recebendo esta reclamação.

Trata-se do módulo de Criação de Consultas no Father, que depois que passou a ter a opção de Árvore de Grupos de Consultas, perdeu o recurso de Editar uma Consulta, entrando na mesma, alterando o Título e demais dados da SQL.

Em nossos sistemas e treinamento, damos muita ênfase a este recurso, que é chamado de Gerenciador de Consultas (nome que sugiro para a versão 2.0, ao invés de Construtor de Consultas, porque tem mais abrangência). Os usuários realmente usam o recurso, com muita frequência (ou seja, usavam).

Estamos usando principalmente a Versão 1.2.14 em produção em vários projetos e clientes, e temos recebido reclamações, uma vez que não podemos criar novas consultas com base nas existentes.

Exemplo: Um Cliente usa uma Folha de Pagamento, são 4 Empresas em uma único cadastro. Acabou de ligar, para criar uma consulta "Documentos - Funcionários - Geral", escolheu Cod, Nome, CPF, RG, C.Trabalho, etc.. Gravou a Consulta. Podia antes aproveitar a consulta "Documentos - Funcionários - Geral", mudava o nome para "Documentos Funcionários - Divisão 1" e incluía o filtro "Divisão = 1", gravava e pronto. Tem que fazer uma Geral e depois facilmente criava outras por Divisão, ou por Lotação, sendo que de uma consulta, fazia 8 consultas de forma rápida, e padronizada para envio destas informações.

Tenho que ficar recebendo estas reclamações: "Ficou mais bonitinho, mas piorou."

Será que não dava para voltar o recurso, sem perder a estrutura de árvore que foi implementada. Talvez ao gravar a nova Consulta, esta pudesse ser automaticamente colocada no Grupo da que a originou. Também poderiam fazer o que sugeri (se possível), manter a janela da árvore com tamanho fixo, ou permitir expandir a árvore a medida que expandimos a janela. Ampliem a janela da árvore para ver como fica feio.

Não posso mais voltar para a versão anterior, pois já tem muitas implementações e recursos que estão utilizando.

Antecipadamente agradeço.

Luiz Alfredo Guimarães Menezes
Newdata Informática e Sistemas Ltda.

========================================================

================ Resposta do Sr. Pedro - SSI ================

Luiz,

As implementações das versões 1 e 2 já estão fechadas. Assim que abrir um novo Ideias e Feedback (portal para sugestões) você poderá postar sua solicitação. O senhor poderá, também postar um novo ticket no Help Desk com a opção de Sugestão. Não garantimos a realização, mas posso afirmar que seu post será avaliado com toda atenção pela nossa equipe. Precisamos levar em conta o que seria melhor para a maioria para definir o que deverá ser implementado nas futuras versões. Mesmo que não seu na próxima, sua sugestão ficará guardada para futuras análises quando formos desenhar o Road Map das futuras versões.

Atenciosamente;

Pedro Machado
===============================================================

=============== Indignação e Maiores Detalhes da Necessidade ======
Pedro e Equipe SSI,

Por favor leia até o final (e também o email original).

Agradeço a sua resposta, mas vou ser sincero e dizer que não me entendeu, e não me agradou.

Não estou falando de implementação, estou falando de uma falha que ocorreu, e que está prejudicando os meus Clientes e o seu cliente.

Descrevi com detalhes, que a mudança realizada, retirou um recurso importante, de produtividade nas aplicações finais, e isto parece que para você (ou vocês) não tem importância alguma.

O Ticket sobre isto está em análise no Helpdesk, mas já saíram algumas atualizações e não sei dizer se isto vai sair, e também não sei o que dizer aos nossos Clientes.

Existe um de nossos Clientes (na verdade nosso melhor Cliente), que é um grupo empresarial de atuação internacional, que utiliza demais o recurso mencionado. Se mandasse para eles uma resposta no estilo que me mandou, certamente o perderíamos.

Estou começando a achar que < RETIRADO PELO LUIZ ALFREDO > , apesar de que tinha esperança de que pudessem ter mais atenção e consideração.

Um bom trabalho e boa sorte.

No aguardo a na esperança de ainda ser atendido.

Cordialmente,

Luiz Alfredo Guimarães Menezes
Newdata Informática e Sistemas Ltda.

- Cliente Gas desde a versão 1.0 Dos e todos os upgrades.
- Cliente do Gas-Win desde a 1a. Versão, e todos os upgrades.
- Cliente de 3 Licenças Enterprise do Father.
- Cliente Gvinci Gold.
- Cliente UFA Cloud/Backup.
=========================================================================

==================== RESPOSTA DO SR. PEDRO MACHADO =====================
Prezado Luiz Alfredo,

Não existe a possibilidade de realizarmos um downgrade na funcionalidade.

Após análise do seu ticket o técnico irá colocar a melhoria do gerenciador de consultas na lista de implementações.

Não classificamos a questão como bug visto que não é apresentado nenhum erro e sim um comportamento diferenciado.

Reafirmo que esta melhoria não será realizada na versão 1 e não há previsão se a mesma será realizada na versão 2 ou 3.

Agradeço pelo feedback e ressalto que a nossa equipe irá analisar o seu problema com toda a atenção para que seja realizada esta implementação dentro do nosso cronograma.

Atenciosamente;

Pedro Machado
============================================================
Editado pela última vez por Luiz Alfredo em 04 Jul 2014, 10:22, em um total de 1 vez.

Luiz Alfredo

Re: Reaproveitamento de Consultas - Para quem Precisa

Mensagem por Luiz Alfredo » 27 Jun 2014, 16:22

Se sair quando estivermos programando para Relógios com Android Wear, não vai mais servir.

Eu já comprei o meu e estou estudando para lançar a primeira aplicação. Galaxy Gear 2. Show de bola para quem quiser ver.

ElinaldoAmancio

Mensagem por ElinaldoAmancio » 27 Jun 2014, 19:38

Boa Tarde Luiz!
É Muito complicado e a SSI sabe que a ferramenta tem essas falhas e param de funcionar.

flavio.macedo

Mensagem por flavio.macedo » 27 Jun 2014, 21:54

Danilo,
Acredito que a reivindicação do Luiz e muito pertinente.
Neste caso não acho que seja um downgrade (não voltaremos para trás). A reivindicação é para manter a possibilidade de gravar a edição com outro nome.
Para nossos clientes que usam com frequência esta funcionalidade foi um retrocesso. Isso sim é downgrade.
Nós aqui na Secretaria de Meio Ambiente criávamos as pesquisas básicas e os usuários faziam os filtros e modificações para seu uso específico.
Com a alteração, apesar de muito interessante, isso se perdeu.

Será que não se podia implementar o que foi feito e adicionar dois botões ao Form de pesquisa, um para copiar e outro para colar (na mesma pasta ou em outra)?
Ou talvez apenas permitir, após edição, a simples gravação com outro nome que não sobrepusesse o anterior?
Em vez de Downgrade vamos fazer um UPgrade na funcionalidade. Vale a pena...
Arq. Flavio Macedo de Andrade
Belém - PA

Romario Alcantara

Mensagem por Romario Alcantara » 29 Jun 2014, 08:32

Bom dia !

Notei isto mesmo, acho que piorou e creio que o Sr. Luiz tem razão, se os clientes dele estavam acostumado de uma forma e agora não podem mais, o que irão dizer, que ele não sabe fazer o que fazia antes !

Creio que melhorias são bem vindas, mas coisas que mudam o que estava certo não devem ser contempladas.

Até não uso muito estas consultas, mas notei esta falha.

E espero que meu post não seja cortado por expressar minha opinião.

Att

Romário..

Danilo

Mensagem por Danilo » 29 Jun 2014, 15:42

Boa tarde a todos,

O recurso para criação de uma nova consulta baseada em uma outra já existente realmente não foi implementado no novo construtor de consultas. A afirmação de que não seria possível realizar um "downgrade" foi dada devido a uma falha de interpretação com relação ao assunto tratado, a SSI entendeu que a solicitação era para retornar a forma antiga do construtor de consultas e, assim, retornaria o recurso em questão. Contudo, conforme também afirmado pela empresa, a melhoria para o gerenciador de consultas (permitindo a duplicação de consultas) será incluída na lista de implementações mas não poderá ser implementada na versão 1.0 do Father, que já está fechada. Essa melhoria deverá ser incluída na versão 2.0 do produto.

Agradecemos o feedback de todos.

Com relação aos comentários desde post e de alguns outros referindo-se a moderação que ocorre em nosso fórum, gostaríamos mais uma vez de informar que o fórum é um canal para debate, comunicação e principalmente colaboração entre os usuários da ferramenta em assuntos pertinentes ao FATHER. O canal é público porém conta com uma moderação para que o nível de discussão se mantenha alinhado ao seu objetivo principal. Não serão tolerados posts que contenham difamação à empresa ou seus produtos, palavras rudes ou de baixo calão assim como propaganda de produtos concorrentes. Os últimos posts que necessitaram de intervenção do moderador estavam se referindo exclusivamente a propagandas de produtos concorrentes e, como mencionado, isso não é aceito em nosso canal.

Atenciosamente,

Danilo Pimentel
SSI Tecnologia

Luiz Alfredo

Re: Reaproveitamento de Consultas - < RESOLVIDO >

Mensagem por Luiz Alfredo » 04 Jul 2014, 10:35

Incluído na Release 1.2.16 um novo botão para Duplicar uma Consulta.

Testei e está funcionando. Se a consulta está dentro de um grupo e é duplicada a nova entra dentro do grupo.

Prático e Produtivo. Até melhor do que antes, pois não corre o perigo do usuário esquecer de alterar o Nome da Consulta e perder a original.

Grato aos Usuários que nos apoiaram e aos membros da equipe SSI que se dispuseram a implementar o recurso.

ElinaldoAmancio

Mensagem por ElinaldoAmancio » 04 Jul 2014, 11:53

bom dia!
Isso!
parabéns para a SSI.

eduardo.dutra
Contato:

Mensagem por eduardo.dutra » 04 Jul 2014, 11:58

Olá,
Não apenas resolveram como fizeram a mais!
Ficou muito bom e inteligente poder duplicar.
Parabéns!
Eduardo Dutra - eduardo@visualpvc.com.br

Responder