Ideia para o manual do Father

Fórum para discussão de temas diversos sobre o Father.

Moderador: Leandro Esteves

Regras do fórum
=============

Antes de postar sua dúvida, por favor leia as regras de utilização do fórum.
LuisOliveira

Ideia para o manual do Father

Mensagem por LuisOliveira » 25 Jun 2014, 11:07

Bom Dia a Todos,

Sabemos que o father tem essa falha na documentação e por vezes ficamos a deriva de como fazer ou implementar uma nova rotina/função. Uma ideia seria os administradores do forum abrirem, mais uma guia "FATHER - MANUAL OU FATHER - IMPLEMENTAÇÃO" e nós mesmo irmos alimentando essa guia com os nossos tutoriais de implementação. Uma coisa simples de se fazer e que fica funcional como foi feito na guia "FATHER - DICAS". Me lembro que foi feito isso na época do Gas2003 e depois um amigo do antigo forum fez uma compilação das dicas de implementação em um banco de dados que ficou show para pesquisar.

Abraço a Todos.
Sds,
Luis Ricardo P. de Oliveira
lrpo.oliveira@outlook.com.br

Luiz Alfredo

Re: Ideia para o manual do Father

Mensagem por Luiz Alfredo » 25 Jun 2014, 11:34

Boa ideia. Voto a favor. além de passar instruções rápidas já fica algo quase pronto para copiar e colar no novo manual.

jwarpe

Mensagem por jwarpe » 25 Jun 2014, 16:55

Colegas,

Muito embora a atitude seja extremamente louvável, nós vamos acabar gastando nosso tempo para fazer um trabalho que a SSI deve fazer, ou melhor já devia ter feito.

E tem mais, qualquer informação que você colocar vai ser sua responsabilidade, e você pode errar, e isso pode trazer problemas para você:

1 - Para você que comprou a ferramenta e recebeu incompleta;
2 - Para você que assumiu responsabilidades que não são suas;
3 - Para você que se meteu onde não devia;

Outra coisa, acho que a própria SSI não vai concordar, por que pega muito mal no mercado, a concorrência ficar sabendo que os usuários estão fazendo o manual da ferramenta que a SSI construiu. Estranho não ?

Mas tudo bem.

CVada um faz o que melhor aprouver e se alguem precisar de ajuda, como sempre fiz, continuarei fazendo, estamso a postos para ajudar no que estiver ao nosso alcance.

Boa sorte !
Jose Carlos Warpechowski - Skype: jzwarpe@yahoo.com.br ---- Note I5 - 6 - 750 W8---- Desk I7 3770 - PCI SSD 480 + SSD 128 + 4TB - W8
Gas desde 1996.
Agua Boa - MT

jeunon

Mensagem por jeunon » 27 Jun 2014, 23:57

Pessoal,

quero compartilhar minha indignação... A SSI precisa documentar a ferramenta, fornecendo um manual completo e um help digno. O que existe é um "substituir" Gas 2007 por Father, e isso é lamentável...

Alguns recursos do Father são novos... O manual antigo também só descreve campos e procedimentos, muitas vezes não explica a forma de fazer...

A SSI precisa parar um pouco e fazer algo digno da ferramenta que produzem. O HelpDesk não dá Help, só registra coisas específicas e na necessidade de compreendermos um recurso a opção é pagar pela consultoria, coisa de R$ 180,00 a hora...

No momento que resolverem fazer o manual correto, acho que podem nos comunicar, promover encontros ou o que for necessário para que juntem opiniões e realizem o melhor trabalho possível.

Abraços.

ElinaldoAmancio

Mensagem por ElinaldoAmancio » 28 Jun 2014, 11:18

Bom dia!
A SSI prefere que o seus usuarios(Clientes) contratem consultoria de terceiros do que criar pequenos projetos
exemplos com as funcionalidades.

Eu continuo acreditando no Father, mais tenho minhas ressalvas quanto ao Suporte.

WagnerBraatz

Mensagem por WagnerBraatz » 02 Jul 2014, 13:34

Boa tarde a todos!

Essa questão do manual é antiga, eu por diversas reclamei a respeito e pedi videos e esses dias, alguém postou pedindo que a SSI poste vídeos e comentou que não dar precisa dar acabamento aos vídeos e a SSI o que faz a respeito, nada, absolutamente nada.

Fiquei esse tempo sem opinar, pq quando a gente opina, o pessoal da SSI já apelam, principalmente o cara que devia ter mais calma que é o Pedro (Comercial) diga-se de passagem, muito mal preparado para o cargo.

Onde eu quero chegar com toda essa reclamação:

1) Mudei de emprego, cidade e de linguagem

2) aqui na nova empresa eles ainda usam o Delphi 7

3) Inicialmente foi complicado, mais passado 3 meses, posso dizer a grosso modo que a Gas Tecnologia atualmente SSI, se inspirou muito nas facilidades que o Delphi tem.
(Vcs precisam ver a velocidade do grid, a questão de soma, já é nativo do componente, ficamos esperando muito tempo pelo grid zebrado e no Delphi já existia há muito tempo, todas as funcionalidades que nós ficamos pedindo, acredito que no Delphi 7 já tem)

4) Esses dias recebi um e-mail da Bematech para fazer o download de alguma coisa relacionada ao NFC-e e constatei que tinha 314 downloads para Delphi 7, 105 para VB 6 e 114 para C# e Delphi 2010.

5) Temos o ACBR que faz todo o trabalho no sentido de NF-e, TEF, etc.

6) Eu sei que migrar todo o sistema de VB6 para Delphi não é fácil, mas no final vale a pena pela quantidade de gente que programa em Delphi, pelos componentes e pelo vasto material que temos na internet, pq todas as vezes que precisei da Gas (Gas 98, Gas 2001, Gas 2003 e Gas 2007) e SSI (Father), nunca fui atendido como cliente, na hora de vender é uma maravilha, mas o pós-venda sempre deixou a desejar.

7) e por último quero deixar claro que não estou defendendo o Delphi e atacando o VB6, muito pelo contrário, estou defendendo o meu lado enquanto eu usei o Gas e Father.

Obrigado.

wilton_radinfo

Mensagem por wilton_radinfo » 02 Jul 2014, 14:25

enquanto uns vem problemas, outros veem oportunidade de negócio.

fui usuario do gasdos e devido a deficiencia do gerador para windows para vb la em 1998 eu ja pulei para o delphi comecei no velho 3.1 hj estou no xe6
e devido a essa deficiencia que desenvolvi o taskreport (feito 100% em delphi) onde vendemos centenas de copias para usuarios do gas e ate para programadores de outras linguagens

WagnerBraatz seja bem vindo ao mundo delphi que para min e o melhor gerador de sistemas que existe..
uma dica larga o delphi 7 va direto para o xe6 sem medo.. a melhoria e absurda.

hoje temos uma licenca do gvinci, acredito na ferramenta unica e exclusivamente pq felizmente os caras mudaram a ideia de que o gerador tem que gerar o codigo de tudo.
e partiram para incluir o telerik na IDE, se não fosse isso, teria os mesmo problemas de componentes como sempre teve o gaswin.

eduardo.dutra
Contato:

Mensagem por eduardo.dutra » 02 Jul 2014, 14:44

Boa surpresa ver o Wilton por aqui!
É isso ai, realmente manual, forum etc são ótimas oportunidades - de negócio, interação e etc.
Bem que você poderia dar uma arregaçada na manga e nos presentear com um manual do Task né?
O que acha?
Por falar nisso - a implementação no Father do Task e outros - parou?
Os desenvolvedores tem entrado em contato com você Wilton? Conte-nos uma novidade!
Abraços.
Eduardo Dutra - eduardo@visualpvc.com.br

WagnerBraatz

Mensagem por WagnerBraatz » 02 Jul 2014, 17:12

Obrigado Wilton, realmente concordo com vc, gostei muito da linguagem, foruns, etc.

Aqui na empresa nós temos o XE5.

Aqui é uma pequena Soft House, agora que entrei, estamos com 3 programadores e o objetivo principal é zerar as pendências para depois começar a migrar para XE5

os comentários que eu fiz, todos foram em cima do conhecimento que estou adquirindo em três meses que estou no Delphi 7, que já está velhinho

agora imagine o XE5 ou XE6 como que serão as novidades.

Abraço fraternal a todos.

Roberto Ribeiro

Mensagem por Roberto Ribeiro » 03 Jul 2014, 21:15

Oi pessoal!
Se vocês que fizeram carreira pelos GasDOS, Gas2007 e Father estão descontentes, imaginem para quem pulou do GasDOS para o Father (meu caso), ou ainda quem iniciou
diretamente com o Father...
Eu sinto que a SSI está levando esse assunto em banhomaria considerando que todos os usuários do Father vieram do Gas2007, e também, que ela esteja dando atenção à uma quantidade mínima de usuários experientes, visto que as implentações e correções que se sucedem são visadas a desenvolvimento muito mais avançado.
Eu, para o que estou desenvolvendo, considero o suporte pelo Sr. Ricardo satisfatório, mas confesso que todos os problemas que foram passados para o setor de desenvolvimento, desde a versão 1 em abril de 2013, ainda não foram atendidos.
Eu também sou contra nós termos que desenvolver o Manual, mas se não o fizermos acho que a melhor decisão será mesmo partir prá outra que para minhas necessidades o Harbour é muito promissor.
Não vamos abaixar a bola, já passou da hora de sermos atendidos, não devemos mais clamar pela atenção da SSI, e sim, EXIGIR, para que isso aconteça para a verção 1.. que adquirimos e para que não tenhanhos de adquiri a versão 2 para isso.
Grande abraço a todos.
Roberto
Father 1.2.16

Responder