Dúvidas

Fórum para discussão de temas diversos sobre o Gvinci.
Regras do fórum
=============

Antes de postar sua dúvida, por favor leia as regras de utilização do fórum.
CaioSistemas

Dúvidas

Mensagem por CaioSistemas » 23 Set 2009, 17:10

Sou usuário GAS desde 2002.
Tenho vários projetos feitos em GAS 2003 (decidi não fazer um upgrade para o 2007). E estou muito ansioso pela nova versão, o GASWeb, e pelo que vi até agora vocês estão indo muito bem.
Tenho algumas dúvidas sobre esta nova versão:

1) Existirá um "migrador" das versões anteriores (2003/2007) para o GASWeb? (Tá, eu seu sei q o código fonte é difícil, mas a migração do dicionário de dados, das interfaces e dos relatórios)
2) Como funcionará para equipe de desenvolvimento (5 pessoas trabalhando no mesmo projeto ao mesmo tempo)?
3) O resultado das telas (ASPX) é em WPF?
4) A conexão com o BD será via LINQ ou ADO.NET?
5) Previsão de preço?
6) Integração com NFe e ECF?
7) As "validações" poderão ser feitas usando WebServices?
8) Existe um requisito mínimo para máquinas (servidor, estações)?

jose orlando rocha

Re: Dúvidas

Mensagem por jose orlando rocha » 31 Out 2009, 01:28

Interessantes e importantes questões, que as tenho também.
Quem pode responder?

walfredo

Mensagem por walfredo » 03 Nov 2009, 04:16

Eu incluiria algumas questões:

Como será realizada a intalação dos programas nos servidores e computadores da empresa cliente - haverá um instalador?

Como será feita a proteção dos sistemas gerados contra a pirataria?

Como será feita a integração do sistema com dispiositivos de emissão de notas ficais - ECF e máquinas de cartão de crédito?

Os clientes vão necessitar contratar um serviço de servidor dedicado de um provedor?

Silvano Matta

Mensagem por Silvano Matta » 04 Nov 2009, 04:42

Olá,

Segue respostas aos questionamentos:
1) Existirá um "migrador" das versões anteriores (2003/2007) para o GASWeb? (Tá, eu seu sei q o código fonte é difícil, mas a migração do dicionário de dados, das interfaces e dos relatórios)
R: Você pode importar toda a estrutura do banco de dados do XML do GAS2007 ou do banco de dados(SQL-SERVER). Inclusive você poderá manter um vinculo que permita saber a diferença existente entre as estruturas, quando elas forem alteradas. Para outros itens, não há ferramenta de migração, por não oferecer proveito, visto a diferença que é a forma de desenvolver para web e para winform.
2) Como funcionará para equipe de desenvolvimento (5 pessoas trabalhando no mesmo projeto ao mesmo tempo)?
R: Com o GASweb isto é perfeitamente possivel, pois todas as definições estão em um banco de dados SQL-SERVER, desta forma, se voce tiver um provedor para armazenar estas informações, pode desenvolver de onde quiser e com quantos desenvolvedores quiser. Isto será muito produtivo para o desenvolvimento em equipe.
3) O resultado das telas (ASPX) é em WPF?
R: Temos que dividir em duas partes esta pergunta: A "ferramenta GAS" e o "código gerado":
Sobre a A "ferramenta GAS": esta foi desenvolvida usando tecnologia WPF. Hoje o Visual Studio 2010 também usa esta tecnologia. Isto mostra que o GAS é uma ferramenta moderna, usando tecnologia e conceitos atuais de desenvolvimento. Isto garante um tempo de vida muito grande ao produto.
Sobre o código gerado: Este é criado usando ASP.NET em sua forma padrão, gerando todo o código em C#.Net
4) A conexão com o BD será via LINQ ou ADO.NET?
ADO.NET
5) Previsão de preço?
R: Ainda não temos politica de preços definida, mas teremos muito em breve.
6) Integração com NFe e ECF?
R: Por enquanto, como recursos da ferramenta não, mas é perfeitamente possivel adaptar estas funções, via rotinas em c# ou javascript, conforme conhecimento do desenvolvedor.
7) As "validações" poderão ser feitas usando WebServices?
R: Por enquanto, como recursos da ferramenta não, mas é perfeitamente possivel adaptar estas funções, via rotinas em c# ou javascript, conforme conhecimento do desenvolvedor.
8) Existe um requisito mínimo para máquinas (servidor, estações)?
O servidor deve suportar IIS6 ou superior, com asp.net framework 2.0 ou superior. As estações devem rodar o IE6 ou superior.
Silvano Matta ;)

Silvano Matta

Mensagem por Silvano Matta » 04 Nov 2009, 04:57

Segue respostas a outras questões:
Como será realizada a instalação dos programas nos servidores e computadores da empresa cliente - haverá um instalador?
R: Os arquivos gerador não requer instalação. Basta disponibilizar em um provedor, que pode estar dentro da empresa de seu cliente ou em qualquer outro local. As estações utilizaram o browse para acesso ao site. Voce também pode contratar provedores para oferecerem este tipo de serviço, evitando o uso em maquinas de seu cliente.
Como será feita a proteção dos sistemas gerados contra a pirataria?
Os arquivos deve estar disponiveis em um servidor ou provedor. Desta forma, a segurança para acesso aos arquivos é oferecida pelo seu servidor ou o provedor que lhe oferece o serviço.
Como será feita a integração do sistema com dispiositivos de emissão de notas ficais - ECF e máquinas de cartão de crédito?
Os clientes vão necessitar contratar um serviço de servidor dedicado de um provedor?
R: Depente apenas de você, pois os arquivos precisam estar hospedados em um servidor ou provedor. Voce pode oferecer este serviço ou contratar terceiros, ao seu gosto.
Silvano Matta ;)

Responder