Ajuda numerar campo código

Fórum para discussão de temas diversos sobre o Gvinci.
Regras do fórum
=============

Antes de postar sua dúvida, por favor leia as regras de utilização do fórum.
Marcelo - Contplan

Ajuda numerar campo código

Mensagem por Marcelo - Contplan » 08 Set 2014, 16:44

Olá, sou iniciante no Gvinci e sem conhecimento em programação. Preciso de ajuda na seguinte situação

Tenho uma tabela de Pessoas onde o codigocli é chave primaria unica, porém não desejo que seja incremental, pois quero que o codigo
seja montado conforme uma combobox Tipo de cliente, onde ao selecionar "cliente" o usuario coloca um valor qualquer e quando a combo for diferente de "cliente"
o valor inicial seja o maior codigo cadastrado +1.

A ideia é cadastrar manualmente um registro diferente de "cliente" com o codigo 10.000 e apartir dai sempre quando selecionar na combo algo diferente de "cliente" o sistema numere 10.001, 10.002 ...
e quando selecionar "cliente" coloco o valor que quiser menor de 10.000.

Se alguem puder ajudar, agradeço desde já

Abs
Marcelo

miguel

Re: Ajuda numerar campo código

Mensagem por miguel » 08 Set 2014, 21:06

Marcelo,

Sugestão para conseguir esse resultado:

1) na tabela de clientes, defina o campo codigocli como numérico não incremental.
2) crie na tabela parâmetros, um campo numérico (incrementacli) para incrementar o código dos clientes maiores que 10.000. (na execução inicial do sistema salve esse campo com valor de 10.000)
2) na tabela de clientes, crie um processamento como alvo no campo codigocli, com uma condição para processamento, tipo_cliente diferente de cliente e no processamento vc usa o valor do campo incrementacli (tabela de paramentros) +1
3) outro processamento para incrementar o campo da tabela de parametros.

Talvez haja outras formas..

Marcelo - Contplan

Mensagem por Marcelo - Contplan » 09 Set 2014, 15:00

Olá Miguel