Ajuda numerar campo código

Fórum para discussão de temas diversos sobre o Gvinci.
Regras do fórum
=============

Antes de postar sua dúvida, por favor leia as regras de utilização do fórum.
Marcelo - Contplan

Ajuda numerar campo código

Mensagem por Marcelo - Contplan » 08 Set 2014, 16:44

Olá, sou iniciante no Gvinci e sem conhecimento em programação. Preciso de ajuda na seguinte situação

Tenho uma tabela de Pessoas onde o codigocli é chave primaria unica, porém não desejo que seja incremental, pois quero que o codigo
seja montado conforme uma combobox Tipo de cliente, onde ao selecionar "cliente" o usuario coloca um valor qualquer e quando a combo for diferente de "cliente"
o valor inicial seja o maior codigo cadastrado +1.

A ideia é cadastrar manualmente um registro diferente de "cliente" com o codigo 10.000 e apartir dai sempre quando selecionar na combo algo diferente de "cliente" o sistema numere 10.001, 10.002 ...
e quando selecionar "cliente" coloco o valor que quiser menor de 10.000.

Se alguem puder ajudar, agradeço desde já

Abs
Marcelo

miguel

Re: Ajuda numerar campo código

Mensagem por miguel » 08 Set 2014, 21:06

Marcelo,

Sugestão para conseguir esse resultado:

1) na tabela de clientes, defina o campo codigocli como numérico não incremental.
2) crie na tabela parâmetros, um campo numérico (incrementacli) para incrementar o código dos clientes maiores que 10.000. (na execução inicial do sistema salve esse campo com valor de 10.000)
2) na tabela de clientes, crie um processamento como alvo no campo codigocli, com uma condição para processamento, tipo_cliente diferente de cliente e no processamento vc usa o valor do campo incrementacli (tabela de paramentros) +1
3) outro processamento para incrementar o campo da tabela de parametros.

Talvez haja outras formas..

Marcelo - Contplan

Mensagem por Marcelo - Contplan » 09 Set 2014, 15:00

Olá Miguel
Primeiramente te agradeço a dica que me parece que vai funcionar, porém estou com um problema pois o processo tanto no parâmetro quanto na tabela clientes esta
acrescentando 1 de vez somar exemplo de 10.000 foi para 10.0001. Sabe me dizer onde devo estar errando?

Obrigado desde já

miguel

Mensagem por miguel » 09 Set 2014, 18:24

Veja se o campo está definido como numérico

Marcelo - Contplan

Mensagem por Marcelo - Contplan » 09 Set 2014, 20:53

Boa noite Miguel

Estão sim como numérico mas consegui contornar da seguinte forma criei mais um campo em parâmetros para guardar 1 e ai a formula em processos campo + campo funcionou e
desta forma esta numerando corretamente porem agora apareceu outro problema que é quando cadastro o "cliente" apesar de abrir o campo e colocar o código q quero ele continua na sequencia dos 10.000 como se não reconhecesse a condição... daí ja me parece que é bug vou passar para o help e agora eles vão ter q resolver... amigo obrigado pela dica vou continuar insistindo nela

abs
Marcelo

Heric Souza

Mensagem por Heric Souza » 10 Set 2014, 07:54

Olá Marcelo!

Creio que deverias colocar uma condição para a execução do processo pré-definido, tenho um caso que é assim:

no documento do cliente, para que não permita duplicidades criei um índice com o campo cli_doc;
no campo coloquei o valor inicial 0 e requerido na validação;
na condição para o processo testo se cli_doc for = 0, assim, somente irá incrementar caso não tenha digitado um valor diferente de 0.

Espero que ajude!
---
Heric Souza
Father 3 - Gvinci Diamante

Marcelo - Contplan

Mensagem por Marcelo - Contplan » 10 Set 2014, 13:57

Perfeito!!!

Valeu Heric pela colaboração! colocando a condição no PPD funcionou direitinho. Problema resolvido

Obrigado Heric e Miguel

Responder