Sugestão e breve comentário sobre a ferramenta.

Fórum para discussão de temas diversos sobre o Gvinci.
Regras do fórum
=============

Antes de postar sua dúvida, por favor leia as regras de utilização do fórum.
Sidney_DF

Sugestão e breve comentário sobre a ferramenta.

Mensagem por Sidney_DF » 25 Jul 2014, 20:25

Equipe GVinci, vocês estão planejando, em algum momento, tornar mais estreito a quantidade de tipos de dados disponibilizada ao se tratar com os bancos de dados? Ou seja, o Gvinci, acredito que por uma questão de melhor adaptação aos diversos bancos suportados, disponibiliza um conjunto de tipos de dados insuficientes diante da gama de tipos disponibilizados pelos SGDBs. Isso torna muito difícil ou quase impossível trabalhar com bancos de dados legados. Isso seria assim tão difícil de implementar? É claro que não dá para fechar 100% dos tipos, até mesmo por que a cada versão nova de um dado SGDB novos tipos surgem. Mas já é passada a hora do GVINCI abrir mais esse leque, estamos às portas de 2015 e as opções de tipos que o GVINCI trabalha ainda são as mesmas do GAS 2003. Lá se vão quase 13 anos de evolução dos SGDBs. Num dá prá gente ficar tão limitado. Preciso poder usar um NVARCHAR em vez do VARCHAR no SQL SERVER sem ter que fazer malabarísmo. Aliás nem sei se isso é possível. Temos que poder declarar um tipo no GVINCI diretamente como um INT, BIGINT, BYTE, VARCHAR(4) OU CHAR(4), NUMERIC OU FLOAT OU MONEY,NCHAR ou CHAR, DATE OU DATETIME, etc.

É claro que eu compreendo que é mais complicado trabalhar os tipos diretamente ao invês da forma genérica como GVINCI trabalha, mas algo que possa aproximar-se disso deve ser feito e urgentemente, sob pena de prejudicar em muito a qualidade da ferramenta GVINCI.

Por exemplo, hoje, eu não indicaria a ferramenta para a instituição onde trabalho porque não dá pra usá-la com os bancos legados sem ter que mudar também os tipos de dados desses bancos para que possam ser usados com o GVINCI. Deveria ser o contrário!

Em fim espero que algo ao menos esteja sendo pensado para melhorar essa situação.

Por outro lado, acho a ferramenta FANTÁSTICA no que se propõe a fazer, principalmente em relação ao seu custo/benefício. Percebo o incrível esforço que esta sendo feito para melhora-la cada vez mais e é isso que me mantém fiel à mesma; Acredito que para implementar as novas tecnologias TELERIK, muito, mais muito trabalho teve que ser refeito e mesmo feito do zero e é por isso que aparecem alguns problemas; Gosto de ferramenta que tenha o equilíbrio em permitir que intervenhamos no que ela gera e isso o GVinci permite e que me desculpem os críticos nenhuma ferramenta desse tipo pode fazer tudo e ninguém programa nada de muito importante nesses tipos de ferramentas sem conhecer, BEM, as tecnologias sobre as quais elas operam. Isso é condição fundamental! Não dá prá fazer milagres, porém, dá prá se fazer muito com pouco ou nenhum código dependendo do caso e olha que não são poucos casos assim!

Mesmo assim, como usuário, sempre que posso, me acho não só no direito mas também no dever de criticar, sugerir e elogiar e até mesmo de escrever bobagens de vez quando.
Mas tudo por uma boa causa.

Quero também agradecer ao esforço e paciencia que o pessoal do HELPDESK tem me dedicado sempre respondendo aos meus questionamentos (mesmo que às vezes demore um pouquinho...) permitindo que eu evolua cada dia mais na ferramenta.

À equipe do GVINCI e a todos do forum BOA SORTE e não desanimem. Ainda vou precisar muito de todos vocês. :)

pablohadler

Re: Sugestão e breve comentário sobre a ferramenta.

Mensagem por pablohadler » 28 Jul 2014, 09:30

Ola Sidney,
Concordo com você, esta é uma sugestão muito legal.
Seria bom por exemplo poder usar campos de geoprocessamento, e espaciais do sqlserver nso projetos do gvinci...
e isso é possível a ferramenta fazer dentro de algum tempo....

Responder