Cancelar ou confirmar uma ação de CRUD.

Fórum para discussão de temas diversos sobre o Gvinci.
Regras do fórum
=============

Antes de postar sua dúvida, por favor leia as regras de utilização do fórum.
Sidney_DF

Cancelar ou confirmar uma ação de CRUD.

Mensagem por Sidney_DF » 08 Jun 2014, 12:31

Pessoal, estou precisando interceptar uma ação de Inserção/Alteração/Exclusão antes que seja enviada para o Banco de forma que possa cancela-la dependendo de uma dada crítica. Precisaria fazer isso tanto em páginas de dados com grid como também páginas de dados comuns. Como exemplo: quando o usuário mandar salvar ou excluir um registro, checar antes no banco, baseado em uma regra de negócio, se essa ação pode ou não ser processada, e em caso contrário, cancelar e enviar mensagem para o usuário.

Obridado desde já.

Marco Lacera

Re: Cancelar ou confirmar uma ação de CRUD.

Mensagem por Marco Lacera » 09 Jun 2014, 16:57

Criando uma TRIGGER na tabela do banco você tem como interceptar um INSERT, DELETE, ALTER OU EXCLUDE antes que os mesmo sejam concretizados, podendo fazer validações com os da tabela atual como também de outras.
-> Processador Intel Core i7 3.07 GHz - Memória RAM 8GB - Sistema Operacional 64 bits (windows 7 ultimate) - Navegadores IE9 - FireFox 9 - Google Chrome 16 <-

Sidney_DF

Mensagem por Sidney_DF » 09 Jun 2014, 22:22

Marco,
obrigado pelo feedback.

Realmente isto resolveria o caso, porém, tenho como política, evitar ao máximo colocar regras de negócio dentro do Banco de Dados, prefiro sempre mantê-las o quanto possível dentro de uma camada específica da aplicação. Isto facilita a manutenção já que todo código fica em um único lugar. Por isso estou procurando um modo de fazê-lo via GVinci, e colocar toda regra de negócio na camada PROVIDER. Só não sei ainda como, já que sou principiante no Gvinci.

Mas valeu pela dica. E se nada der certo vai ser o jeito por no banco.

Abraço.

Danilo

Mensagem por Danilo » 16 Jun 2014, 10:17

Sidney,

Para isso você poderá utilizar o recurso de validação. Crie uma expressão de validação (em server) para um dos campos do seu formulário com uma expressão semelhante a:

#(ValidaCampo())

Insira então uma função de validação no código de sua provider com um código semelhante a:

public bool ValidaCampo()
{
// Execute aqui todo o processo de validação...

//se tudo estiver ok, retorne assim:
return true;

//se algum problema ocorrer, retorne assim:
return false;

}

Dessa forma a ação solicitada de inclusão/alteração será "cancelada" e a mensagem de validação configurada será apresentada para o usuário no objeto Error Label.

[]s

Danilo Pimentel

Sidney_DF

Mensagem por Sidney_DF » 20 Jun 2014, 09:52

Ok Danilo.

Obrigado!

Responder