WEBSERVICE INTEGRADO NO GVINCI

Regras do fórum
=============

Antes de postar sua dúvida, por favor leia as regras de utilização do fórum.
marcelo lopes
Mensagens: 30
Registrado em: 04 Jan 2010, 10:04

WEBSERVICE INTEGRADO NO GVINCI

Mensagem por marcelo lopes » 03 Set 2013, 14:12

Um requisito básico de qualquer empresa é prover serviços, sejam os vendedores de uma empresa, o setor de custos e compras, os prestadores de serviço, etc. Cada empresa oferece serviços para a comunicação entre ela e outras pessoas, sejam pessoas físicas ou jurídicas, internas ou externas a empresa.
Alguns desses serviços podem ser automatizados. Por exemplo, não é necessário existir um representante de vendas se o seu cliente já tem, em mãos, o preço e todos os outros dados relevantes para constituir um pedido de compra. Este pedido pode e, em muitos casos, já é feito, via interfaces computacionais. O cliente entra em seu site, monta o pedido como desejar e confirma a compra. Isto é um serviço web, ou seja, um serviço que está publicado na web para que qualquer pessoa possa fazer uso.
Web Services foram criados para construir aplicações deste tipo, aplicações que são serviços na internet. Porém não faz parte do conceito de Web Service a criação de interfaces gráficas para os usuários, deixando esta parte para outras empresas ou pessoas desenvolverem. É comum encontrar textos afirmando que Web Services disponibilizam serviços somente para desenvolvedores, ou que Web Services nada mais são do que chamada de métodos usando XML. Estas definições estão corretas.
Web Services é a tecnologia ideal para comunicação entre sistemas, sendo muito usado em aplicações B2B. A comunicação entre os serviços é padronizada possibilitando a independência de plataforma e de linguagem de programação. Por exemplo, um sistema de reserva de passagens aéreas feito em Java e rodando em um servidor Linux pode acessar, com transparência, um serviço de reserva de hotel feito em. Net rodando em um servidor Microsoft. Um programa rodando em Android ou IOS pode perfeitamente acessar, incluir, excluir dados de uma base gerenciada por um Webservice integrado no GVINCI.
Para comunicar com o Web Service, é necessário uma implementação do protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol) definido no W3C que já vem no .NET STUDIO . Este protocolo é o responsável pela independência que o Web Service precisa. Atualmente já encontra-se várias implementações disponíveis em várias linguagens. É só escolher uma e usar como consulta de Endereços, CEPs até mesmo a NOTA FISCAL ELETRÔNICA.
Seria um sonho o GVINCI, para cada tabela criada no projeto, ter a opção de gerar e publicar o método de acesso a mesma.
As possibilidades de integração com sistemas de grande porte são infinitas.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante